APODI MERECE DE UM
CAMPUS E NÃO
DE NÚCLEO DE ENSINO SUPERIOR
Enquanto, Pau dos Ferros, com apenas 26 mil habitantes, desde de 1975 dispõe de um CAMPUS DA UERN, e, nosso querido e amado Apodi, com quase 40 mil pessoas, dispõe de um simples NÚCELO AVANÇADO, com apenas dois cursos; Língua e Educação Física. até o ano de 2003, os estudantes universitários apodiense teriam que desloca-se até a cidade de Mossoró, viajando diariamente mais de 160 quilômetros, ida e volta, para estudar no Campus Central da UERN, os quais partem desta cidade às 17 horas e retornam às 23 horas, nos ônibus da Prefeitura Municipal. Um sacrifício desses bravos estudantes de ensino superior – pois o desgaste físico e outros inconvenientes prejudicantes, para quando terminar o curso não ser assegurado um emprego, ficando possuidores de curso superior desempregado, Porém, esse grave problema em 2002, apenas mimizou um pouco, com a criação do NÚCLEO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE APODI, através do Decreto nº 8.221, de 12 de agosto de 2002, sancionado pelo então governador Fernando Antonio da Câmara Freire, instalado no ano seguinte, passando a funcionar. Falo mimizar tendo em vista que Apodi já composta de um CAMPUS e não de um simples NÚCLEO, com apenas três cursos, assim sendo, a imensa maioria dos estudantes de Apodi continuam viajando 160 quilômetros para Mossoró a procura de melhores cursos oferecidos no Campus Central.
Além de Apodi ser apenas NÚCLEO, com o pior, sem condições de funcionamento, a prova disso é que apenas os dois primeiros vestibulares 2003 e 2004 as provas foram aplicadas no núcleo, daí em diante, os estudantes de Apodi têm que deslocar-se para Mossoró. Mossoró, tudo bem, mais para Caraúbas, Umarizal e Patu, Isto não pode acontecer, não desfazendo dessas cidades, mais em época alguma Apodi pode perde para Caraúbas, Umarizal e Apodi em quaisquer aspectos, mas, infelizmente, no que diz respeito ao Núcleo, Apodi perde feio, já que nesses núcleos as provas do vestibular da UERN são aplicadas na própria cidade
PRIMEITO ANO PARA A REALIZAÇÃO DO SONHO
Tudo começou através de um ato solene realizado 23 de maio de 2002, na Reitoria, em Mossoró, quando o então o governador Antonio Fernando Freire (22/3/1954) que assinou o termo autorizando a celebração de convênio entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Prefeitura Municipal de Apodi.
O convênio tem como objetivo a instalação de um Núcleo Avançado de Ensino Universitário da Uern, com a oferta de dois cursos de graduação na modalidade Licenciatura Plena, em sistema rotativo, para o atendimento da demanda potencial da microrregião polarizada pela cidade de Apodi.
Para o pleno funcionamento do Núcleo Avançado de Ensino Universitário de Apodi e a oferta dos cursos de graduação, após atos normativos dos Colegiados Superiores da Uern, o governo do Estado, Dr. Fernando Bezerra, suplementou no orçamento da instituição de ensino superior um montante necessário à realização das despesas de pessoal e gastos correntes, conforme previstas no projeto entregue ao governo do Estado.
Coube à prefeitura apodiense, disponibilizar espaço físico adequado ao funcionamento do núcleo, além de pessoal técnico capacitado para o desenvolvimento das atividades de secretaria, de serviços gerais e de vigilância.
O convênio entre a Uern e a prefeitura de Apodi, através do então prefeito, Dr. José Pinheiro Bezerra, para atendimento do contrato, observada a legislação em vigor, com data pré-determinada, depois de assinado no prazo de trinta dias, a contar da data de 23 de março de 2002, quando foi firmado o termo de autorização da instalação do Núcleo Avançado da Uern, em Apodi.
Além do governador Fernando Freire, participaram ainda da solenidade de assinatura do convênio o secretário estadual de Educação, Pedro Almeida Duarte, e do magnífico reitor da Uern, José Walter da Fonsêca. VITÓRIA – Presente à solenidade de assinatura do documento, na Reitoria, o presidente da Câmara Municipal de Apodi, vereador Antonio Laete Oliveira (22/8/1967). A luta pela instalação de um Núcleo Avançado da Uern em Apodi foi um a antigo sonho dos apodienses, mas ganhou força graças a interferência dos deputados federal Laíre Rosado Filho (28/8//1945) e estadual Sandra Maria da Escossia Rosado (23/5/1951), esta esposa de Lairi, que vestiram a camisa em defesa do pleito e lutaram obstinadamente para a sua efetivação".
De posse do termo de autorização assinado pelo governador, Laete Oliveira disse que aquele era um momento histórico. "Temos muito que agradecer o empenho dos deputados Laíre Rosado e Sandra Rosado, que uniram-se aos apodienses na luta pela instalação de um núcleo da Uern em nossa cidade", cujo projeto de lei que originou o Decreto nº 8.221, de 12 de agosto de 2002, foi de autoria da deputada Sandra Rosado.
As declarações do presidente da Câmara Municipal apodiense foram corroboradas pelos vereadores Antônio Viana de Souza e Maria Gorete da Silveira Pinto , atual prefeita de Apodi. O mesmo ocorrendo com a diretora do Caic, Maria do Carmo Oliveira, e pela coordenadora da Comissão de Mulheres Trabalhadoras do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, Hilberlandia Ferreira, que integravam a comitiva de Laete Oliveira.
DECRETO ESTADUAL CRIANO O NÚCLEO DE APODI
DECRETO Nº 8.221 DE 12 DE AGOSTO DE 2002
Dispõe sobre autorização para a criação de núcleos avançados de ensino universitário, vinculados à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, e dá outras providências
O governador do estado rio grande do norte: FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica autorizado a criação dos núcleos avançados de ensino universitário nas cidades de Caraúbas, Apodi e Areia Branca, vinculados `Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.
Art. 2º - Os núcleos avançados de ensino universitário ofertarão cursos de graduação nos sistema rotativo de cursos, em área de maior demanda nas microrregiões polarizadas pelas cidade de caraúbas, Apodi e Areia Branca.
ART. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário
Palácio de Despacho de Natal Lagoa, Natal, 12 de agosto de 2002
FERNANDO ANTONIO DA CÂMARA FREIRE
Pedro Almeida Duarte
(Publicado no DOE-RN Nº 10.303, de 13 de agosto de 2002-terça-feira, página 23 – ARQUIVO JM)
INSCRIÇÕES
As inscrições para o primeiro vestibular do Núcleo de Apodi aconteceu no período de 9 a 13 de novembro de 2002 e as provas realizadas nos dias 18 e 19 de janeiro de 2003. As inscrições foram gratuitas e todo estudante havia cursado o ensino médio em escola público
RESULTADO DO PRIMEIRO VESTIBULAR
No dia 19 de fevereiro de 2003-quarta-feira a UERN divulgou o resultado dos vestibulandos aprovados no primeiro vestibular realizado no Núcleo de Ensino Universitário de Alexandria. Eis os aprovados
RELAÇÃO DOS APROVADOS
LETRAS, NOTURNO – 2º SEMESTRE.
O primeiro colocado no curso de Letras foi a estudante Wagna Maria de Oliveira Holanda
ACELINA VALENTIM DE OLIVEIRA NETA
ADRIANA TATIANE SALES MAIA
ALICE MARINHO DE FREITAS
ALINI FERNANDAN DE LIMA
ANTONIA JEANNE FERNANDES DE LIMA
CLAUDENIR DE OLIVEIRA CÂMARA
CLEIDE REGINA CAMARA
ELIANE DA COSTA ALENCAR
ERONILDES DE LIMA
FRANCISCA FRANCIMEIRE P. DE OLIVEIRA.
FRANCISCA LUCIVANIA DA SILVA OLIVEIRA
FRANCISCO GENILDO DA SILVA
FRANCISCO WDSON ALVES BRILHANTE
GERUCIANO RODRIGUES DE PAIVA OLIVEIRA
JANE ISABELE DE OLIVEIRA CASTRO
IDALTO DE MORAIS GAMA
IRMA FEITOZA LIMA MARINHO
ITALO BRUNO DE OLIVEIRA LEITE
JAILSON CLERTO DA COSTA PAIVA
JOSÉ LUIZ DE ARAÚJO
JOSÉ RIBAMAR DE MORAIS PENHA
LIDIANE SILVEIRA OLIVEIRA
LIDIANE REGINALDO GONZAGA
LUCINALDO GOMES DE FREITAS
LISIA LUCICLEIDE DE PAIVA
MARIA DE FÁTIMA FREITAS DE OLIVEIRA
MARIA DE FÁTIMA GOMES
MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA
MARIA LUCINEIDE DA COSTA
MARIA SUELY ALVES DE OLIVEIRA
MISLEIDY RODRIGUES FERNANDES
RENAX SANDRA KALIANA ALVES
ROBERTO CLEOCKTIO FREITAS COSTA
SEBASTAIANA VIANA DA COSTA NETA
SHEKSON MORAIS CUSTÓDIO
WAGNA MARIA DE OLIVEIRA HOLANDA
WIGNA MARCIA LOPES DO CARMO
ZAMILA PRISCILA DE OLIVEIRA RUFINO
EDUCAÇÃO FÍSICA:
O primeiro colocado no curso de Letras foi estudante Francisco Jakson França Vieira
ANA CLAUDIA COSTA OLIVEIRA
ARIVANI DA COSTA FERNANDES
CACILDA ALVES DE MEDEIROS
CAMILA ALVES DE SOUZA
CLEZIA GIZELIA DA SILVA
DALYANE CATARINA DANTAS
ELIONEIDE DE SOUZA MARINHO
ELVIS SUNYE DE OLIVEIRA LEITE
ERIONILDES LOPES DE MOURA
FRANCISCA JOCELIA DA SILVA GOIS
FRANCISCO ELIBERTO FLORENCIO DE MORAIS
FRANCISCO JAKSON FRANÇA VIEIRA
FRANCISCO VALNIR GOMES DE ANDRADE
FRANCISCO WBIRACI CABRAL TORRES
IRLENE DA SILVA COSTA
IVNA ANDREA AIRES SOARES
IZAURO CAMILO DE OLIVEIRA NETO
JAIRO FERNANDES DA SILVA
JANE MERY NUNES DA COSTA LIMA
JASSUELIO LEITE DE MORAIS
JASSUELIO LEITE DE MORAIS
JOELSON MARLOS DO AMARAL
JOSÉ AMARO MARINHO
JOSÉ DA SILVA OLIVEIRA JÚNIOR
JOSÉ GIDELANIO DE OLIVEIRA MENEZES
JOSÉ ROBERTO DA CRUZ SILVA
KELLYA MACHARIE ROCHA MARCIAL
LAIRALINE KALHYANNE SILVA G. MEDEIROS
LINDOILMA PAIVA DE MORAIS
LUCIANA LEITE DE OLIVEIRA
MARIA DA CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO
MARIA LOPES DE SOUZA
MARIA BENATTI VIANA DE CASTRO
MOESIA DE OLIVEIRA MARINHO
PATRÍCIO ALVES DE OLIVEIRA
RICHSON RAICKSON DE FREITAS RODRIGUES
DINEY DA SILVA SALES
SOLANGE PEREIRA DE SOUZA
TASIA DE OLIVEIRA GOMES
UALSON DE PAIVA CRISTINO
WELLINGTON CRISTINO DE PAIVA
INSTALAÇÃO
Instalação do Núcleo Avançado de Educação Superior da UERN-Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, na cidade de Apodi, situado, inicialmente, no Centro de Integração a Criança-CAIC, e posteriormente, na Rua Joaquim Teixeira de Moura, mas precisamente na BR 405, saída para Mossoró, foi instalado no dia 4 de setembro de 2002, que teve como primeira coordenadora, a professora ALONA TEREZA CAVALCANTE NOGUEIRA(09/10/1970).
AULA INAUGURAL
A aula inaugural do 1º semestre letivo 2002 dos cursos de letras e educação física destinados a 80 alunos, sendo que 40 cursam letras e os outros cursam educação físicae. Para funcionar o núcleo de Apodi contou com o total apoio da prefeitura de Apodi, através do Dr. José Pinheiro, que atenderá universitários das cidades circunvizinhas como Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário